31 dezembro 2010

Filme The Corporation X Marx



Os acionistas de grandes indústrias começaram a se unir para enfrentar as crises e obterem sempre mais lucro, dessa forma perceberam que se tornavam poderosos, unindo uns ao outros dando origem as grandes corporações, já as minorias foram se distanciando da grande maioria da população que se tornou alienada, diante das decisões concernentes não só aos rumos políticos governamentais, como quanto às decisões onde o interesse público deveria ser informado e consultado.
Essa é a congruência entre alienação, demonstrada por Marx (abaixo) e as ações das grandes corporações, sobre a população de forma geral.

Marx:...economicamente alienou-se o homem quando o separou da sua fonte de produção. Politicamente alienou-se, quando delegou poderes a órgãos políticos cujos interesses representavam apenas a classe dominante. A filosofia passou a refletir apenas o pensamento de determinado grupo, tornando legítimo, por exemplo, o liberalismo, como “filosofia do estado“ este também foi um fato na alienação filosófica.

Autoras: Edna Molina¹, Jéssica Vicco e Patrícia Reis (Trabalho em grupo solicitado pelo professor de Sociologia da Universidade Braz Cubas – 2010)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...