23 julho 2011

Dinâmica: Teia da Vida

Objetivos: Através do levantamento de expectativas, observar o grau de empreendedor contido em cada participante e mostrar a cada um que nossas necessidades podem ser supridas desde que não fiquemos parados esperando a solução chegar.

Duração Prevista: 1h
Recursos Necessários: Novelo de barbante.

Desenvolvimento: Os participantes ficam em pé, formando um círculo. Entregar a um deles um novelo de barbante, e então este começa a apresentar resumidamente, quais são seus principais objetivos de vida.

Após a apresentação, ele amarra a ponta do barbante no dedo e arremessa o rolo para outro colega, que também deverá expressar seus objetivos. Este amarrará a linha no dedo e arremessará o novelo novamente. Esse processo se repete até que todos os presentes tenham apresentado seus ideais, e estejam interligados por uma espécie de “teia de aranha”.

Ao final das apresentações o coordenador do grupo solicita aos presentes que comentem o que os colegas disseram, (Observar: se prestaram atenção, se lembram do que foi dito, ou só se preocuparam com a própria apresentação) e o que sentiram em relação à “teia” que se formou com o barbante.

Observações: É importante reforçar a importância da reflexão sobre os próprios desejos e inclinações e que este é o primeiro passo para a conquista de um sonho e comentar que o barbante representa a união entre os indivíduos, já que não conquistamos nossos objetivos sozinhos. Ouvir o que os outros têm a dizer, ser atencioso às ideias dos demais, são atitudes fundamentais para esta caminhada.
Um fechamento interessante para esta dinâmica, inclusive para que o grupo perceba como está o seu nível de atenção ao outro, é fazer com que o último participante jogue de volta o barbante à pessoa que lhe jogou repetindo o objetivo de vida do colega e assim sucessivamente até que retorne ao primeiro participante.

Fonte: www.psicologaonline.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...